Os Artistas do Grafiti.

"Memórias de São Paulo"do Artista Plástico Eduardo Kobra São Paulo-SP
Reprodução de foto da Rua Direita no ano de 1905Kobra revive a cidade do início do século passado na Exposição “Memórias de São Paulo”

Após o dia 27 de agosto, quem for a Praça Benedito Calixto, 179 terá a impressão que entrou no túnel do tempo. Provavelmente, os visitantes que tiverem menos de 50 anos farão um agradável e exploratório passeio ao passado, os que estão acima desta faixa terão um convide visual para reviver momentos e recordações.
A sessão nostalgia será proporcionada pela exposição “Memórias de São Paulo” sob a curadoria de D’ Xavier, exibirá oito painéis com 3m² retratando cenas do cotidiano de São Paulo do início do século passado, pintados pelo artista plástico Eduardo Kobra.
Sob as mãos do Kobra, as obras parecem criar vida e as cenas retratadas parecem reais. Isto só é possível porque o artista desenvolveu uma técnica que mistura o traço da aerografia com a inspiração, na pintura, do moderno grafite, rico em sombra, luz e brilho. O resultado são peças tridimensionais, que permitem ao público interagir com a obra.
A exposição é parte do projeto “Muro das Memórias”, que tem por objetivo transformar a paisagem urbana através da arte. “É uma mistura de nostalgia e modernidade, por meio de reprodução de imagens do inicio do século em muros da cidade. Já entreguei quatro murais, localizados nas Avenidas Sumaré, Helio Pelegrino, Rangel Pestana e Henrique Schaumann e pretendo pintar mais seis muros até o final do ano”, declara Kobra.
Perfil do artista
Eduardo Kobra nasceu em São Paulo e começou os seus primeiros traços em 1987, junto com a segunda geração do grafite sob a influência do hip hop, mas inquieto de personalidade, logo foi aprimorando os seus traços e encontrou na aerografia a parceira ideal, para desenvolver a sua exclusiva forma de expressão. Suas criações são ricas em detalhes, extremamente realistas, com uma estética perfeita, pois são frutos de pesquisas detalhadas e contam com a parceria e visão técnica do arquiteto, urbanista e especialista em projeto e execução de trabalhos bi e tridimensionais para espaço público Márcio Rodrigues Luiz"
Embora nunca tenha tido contato pessoal, um de seus principais mestres atuais é o americano Eric Grohe, um artista plástico que faz da sua arte um meio de transformação. A dimensão, a perfeição e o realismo de seus murais confundem os olhos de quem observa, reduzindo a nada a diferença entre escultura e pintura. Os trabalhos de Kobra, muitos executados antes mesmo do contato com a arte de Grohe, trazem características semelhantes. O artista brasileiro já prestou serviço para empresas como Playcenter, Beto Carrero World, Coca Cola, Nestlé, Chevrolet, Ford, Roche, Jonnie Walker, Roche, Iodice, Carmim e para as agências The Marketing Store, Diageo, Agnelo Pacheco, além de ter trabalhado com o arquiteto Sig Bergamin para a Lê Lis Blanc. Saiba mais: www.studiokobra.com
Projeto “Muro das Memórias”

O artista plástico Eduardo Kobra está deixando a cidade de São Paulo mais bonita. O projeto tem como principal objetivo transformar a paisagem urbana através da arte. É uma mistura de nostalgia e modernidade, por meio de reprodução imagens do inicio do século em muros da cidade. Desde o início do ano já foram entregue cinco murais e a idéia é fazer mais seis até o final do ano. Kobra desenvolve obras que misturam o traço da aerografia com a inspiração na pintura do moderno grafite, rico em sombra, luz e brilho. O resultado são murais tridimensionais que permitem ao público interagir com a obra.
“Meu objetivo é continuar entregando este presente para São Paulo, através do meu trabalho. Acredito que contribui para trazer uma nostalgia para os moradores e visitantes da cidade, além de melhorar a paisagem urbana”, declara Kobra.

http://www.overmundo.com.br/

tags: São Paulo SP artes-visuais

A foto do post, por exemplo, é o grafite assinado pelo artista plástico paulistano Eduardo Kobra. Fica na Avenida 23 de Maio que hoje é uma das mais movimentada. Nos muros, uma São Paulo tranquila, inspirada nos anos 20. Mas ainda tem muito mais: na Paulista, na Rua Marquês de Paranaguá, na Dona Antônia de Queirós, na Júlio de Mesquita Filho… O mapa completo está bem aqui! Bom passeio!!!




Janaína Ávila em: Arte São Paulo A pé Comportamento

Eduardo Kobra- praça benedito calixto sp!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget

creativecommons

Licença Creative Commons
Arte e Cultura de Carlos Garcia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Baseado no trabalho em http://www.carlos-artes.blogspot.com.br/.
Perssões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.carlos-artes.blogspot.com.br/.